quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Ter Amigos" #DiaDoAmigo



"O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios." (Fonte Wikipédia )                         Achei interessante começar este post com essa informação sobre a comemoração do Dia Do Amigo, como se sabe, hoje em dia as pessoa não estão muito interessadas no "por que?" das coisas, se todos estão comemorando, vamos comemorar tambem. Bem, vamos falar de amizade: nesses tempos de redes sociais encontramos todo tipo de gente, claro, alguns podem se vangloriar e dizerem ter milhares de amigos. Mas, na realidade, o que é ser/ter um amigo? Quem realmente pode ser considerado seu amigo? A Bíblia diz: "Dois homens juntos são mais felizes que um isolado, porque obterão um bom salário de seu trabalho. Se um vem a cair, o outro o levanta. Mas ai do homem solitário: se ele cair não há ninguém para o levantar. Da mesma forma, se dormem dois juntos, aquecem-se; mas um homem só, como se há de aquecer? Se é possível dominar o homem que está sozinho, dois podem resistir ao agressor, e um cordel triplicado não se rompe facilmente." (Eclesiastes 4, 9-12). Será que estamos tentando nos aproximar das pessoas para somarmos energias e compartilharmos momentos bons ou ruins? Ou estamos apenas querendo ter uma grande rede de contatos ( networking) em benefício  próprio? A jornalista Elaine Tavares outro dia disse em um texto que reproduzi aqui no Blog: "Hoje, os mais novos são formados em solidão” e mais a frente afirma: "As pessoas têm amigos virtuais, se encontram pela rede, trocam e-mails e, em casa, afundam-se numa poltrona em frente à televisão". Uma triste constatação. Tenho milhares de contatos e poderia dividi-los em vários grupos e níveis, como esse texto nao tem esse objetivo, nem sou muito adepto de pessoas que fazem questão de mostrar na rede quais são seus contatos prediletos e fazer os outros se sentirem preteridos, faço aqui uma pequena homenagem a todos aqueles que me chamam e podem ser considerados, meus AMIGOS. Eles o sabem. Que voce, assim como eu, possa nesse dia saber que entre todos os seus contatos, sejam físicos ou virtuais, ao menos um, pode ser chamado de "Meu Amigo". Feliz Dia Do Amigo.

3 comentários:

  1. As musas inspiradoras resolveram te visitar,rsrsrs. Adorei o texto e tenho orgulho de dizer que vc está na minha lista de amigos especiais.

    ResponderExcluir
  2. \O/ meu amigo Lu!!Adoro vc querido!!Sim existe amigos e amigos...sim cada um com seu caráter ,cada um com sua personalidade, cada um com seus valores.Amigo a gente pode escolher e vc esta na minha lista como um dos melhores.Adoro vc amigo!#Felizdiadoamigo# Mil bjussss

    ResponderExcluir
  3. Oi querido Feliz dia dos AMIGOS todos os dias beijos!!

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.