terça-feira, 5 de julho de 2011

Onde estão nossos líderes religiosos, filósofos e intelectuais?

Reproduzo aqui trecho da entrevista que Frank Barat fez com o Professor Noam Chomsky. Na verdade o jornalista pediu a renomados artistas e jornalistas que formulassem perguntas que gostariam de fazer ao renomado professor. 
Uma dúvida sempre me perturba, e talvez esse trecho da reportagem possa trazer um pouco de luz a quem como eu se pergunta: Onde estão e o que fazem nossos líderes religiosos, intelectuais e filósofos em favor das pessoas comuns?
Pois na maioria das vezes vemos esses caras defendendo atrocidades enormes, a história está repleta de exemplos e esse post não tem a pretensão de trazer novamente a luz esses fatos. O que tento trazer aqui na verdade, é uma reflexão sobre porque na maioria das vezes as pessoas médias não tem voz, seus movimentos não tem espaço nas mídias,  pois muitas vezes esses "figurões" são calados pelo poder financeiro reinante ou preferem ficar no ostracismo ou simplesmente preferem calar. Segue o texto. 


Chris Hedges: Julien Benda, em The Treason of Intellectuals defende que somente quando os intelectuais não perseguem objetivos práticos ou vantagens materiais é que podem servir como consciência e sanção. Você poderia abordar o tema da perda de filósofos, líderes religiosos, escritores, jornalistas, artistas e acadêmicos que em algum momento viveram suas vidas em oposição direta ao realismo das multidões e o que isto implicou para nossa vida moral e intelectual? (Jornalista estadunidense especializado na cobertura de conflitos)
Posso compreender os seus sentimentos e compartilhá-los, mas não sei que perda foi essa. Alguma vez isso foi certo? Que eu lembre não houve nenhuma época; o termo intelectual chegou a ser de uso comum em seu sentido moderno geral na época dos partidários de Dreyfus. Era uma pequena minoria. Uma minoria pequena e impopular. A massa de intelectuais apoiava o poder estatal. Durante a primeira guerra mundial e pouco depois, em cada um dos países, os intelectuais apoiavam apaixonadamente ao seu próprio estado e sua própria violência. Houve um punhado de exceções, como Bertrand Russel na Inglaterra ou Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht na Alemanha ou Eugene Debs nos Estados Unidos, mas todos eles foram para a prisão. Eram marginalizados e jogados na prisão. No círculo de John Dewey, os intelectuais liberais dos EUA que eram fervorosos partidários da guerra, houve um de seus membros, Randolph Warren, que se manteve aparte. Não lhe colocaram na prisão, EUA é um país bastante livre, mas lhe tiraram das revistas, ficou intelectualmente exilado, etc. Assim é como sempre ocorreu.
Dê uma olhada cuidadosa nos anos sessenta, um período de grande ativismo: os intelectuais apoiavam muito a Martin Luther King e o movimento pelos direitos civis sempre e quando se limitasse a atacar alguém. Enquanto o movimento pelos direitos civis perseguia xerifes racistas no Alabama, era extraordinário. Todo mundo o exaltava. Quando se ocupou de questões de classe, ele foi marginalizado e suprimido. As pessoas costumam esquecer que Martin Luther King foi assassinado quando tomava parte em uma greve dos trabalhadores do setor sanitário e que ia a caminho de Washington para ajudar a organizar o movimento popular dos pobres. Bem, isso supunha cruzar um limite, isso fazia sentir que ia por nós. Ia contra os privilégios e o norte, etc. Por isso os intelectuais desapareceram.
Com relação à guerra do Vietnã, ocorre exatamente o mesmo. Quase não houve nada entre os intelectuais conhecidos – houve desde cedo pessoas à margem da sociedade, jovens e demais -, mas entre os intelectuais com prestígio, praticamente nada. Já no final, após a ofensiva de Tet em 1968, quando a comunidade empresarial se voltou contra a guerra, então tu poderias ver aparecer pessoas dizendo “Sim, sempre estive contra a guerra”... Mas não há nem o menor indício disso, nada em absoluto.
Na realidade, há que recorrer à história mais antiga. Vamos à Grécia Clássica, quem bebeu a cicuta? Ao indivíduo se lhe acusou de corromper os jovens de Atenas com falsos deuses. Tomem os registros bíblicos. Não aparece o termo “intelectual”; mas há um termo que significa o que eles entendiam por intelectual, o de “profeta”. É uma má tradução de uma obscura palavra hebréia. Havia os chamados profetas, intelectuais, que formulavam a crítica política, condenavam o rei por provocar desastres, condenavam os crimes do rei, pediam misericórdia para os viúvos e os órfãos, etc. Bem, estas pessoas nós poderíamos chamar de intelectuais. Como os tratavam? Eram denunciados como pessoas que odiavam Israel. Essa é a frase exata que se utilizava. Essa é a origem da frase “auto-ódio judio” no período moderno. E os aprisionavam, deixavam-lhes no deserto, etc. Mas bem, haviam intelectuais que eram elogiados: os aduladores da corte. Séculos depois, chamaram-se de “falsos profetas”. Mas não neste preciso momento. Desde então, ocorre quase sempre a mesma história.
Há umas quantas exceções. No período atual, a principal exceção que conheço é a Turquia. É o único país onde eu sei que importantes artistas, acadêmicos, jornalistas e editores – uma gama muito ampla de intelectuais – não somente condenam os crimes do Estado, mas também se envolvem em constantes desobediências civis contra ele. Enfrentando e suportando frequentemente castigos muito duros. Dá-me vontade de rir quando chego à Europa e escuto as pessoas queixarem-se de que os turcos não são o suficientemente civilizados para se incorporar à sua avançada sociedade. Poderiam aprender várias lições com a Turquia. E isso é bastante incomum. Na realidade, é tão incomum que apenas se conhece, não é possível nem sugeri-lo. Mas, à parte da palavra “perdida”, creio que os comentários de Chris Hedges são exatos, mas eu não consigo perceber nenhuma perda.
Acredito que quase sempre aconteceu o mesmo. Desde cedo, o que varia é a forma com que se trata esses intelectuais. Digamos que pode ser que nos EUA sejam difamados ou algo assim, na antiga União Soviética, na Checoslováquia nos anos sessenta e nos setenta, podiam ser presos, como prenderam Havel. Se nessa época te encontravas nos domínios americanos, como El Salvador, o batalhão de elite treinado na escola especial de guerra dos EUA podia arrebentar-te a cabeça. Portanto, sim, dependendo do país, tratam-se as pessoas de forma diferente.
Você poderá ler a entrevista na íntegra no site Brasil de Fato http://www.brasildefato.com.br/node/6539 
Frank Barat é coordenador do Tribunal Russel sobre Palestina e acaba de editar o livro de Noam Chomsky e Ilan Pappé Gaza in Crisis: Reflections on Israel’s War Against the Palestinians.

Traduzido do inglês para Rebelión por Sinfo Fernández
Traduzido para Diário Liberdade por Gabriela Blanco

4 comentários:

  1. Se olharmos para a nossa história, vemos o mesmo acontecendo aqui no Brasil. Muitos dos "ativistas e intelectuais" que falaram contra a ditadura, hoje estão no poder, fazendo as mesmas coisas contra as quais lutaram. Um ínfima parcela de reais lutadores, desapareceu ou no ostracismo social e cultural que lhes foi impingido ou nos porões do DOPS. Esta história se repete a cada geração, para mim, os verdadeiros combatentes são aqueles que arregaçam as mangas para ajudar o seu próximo, seja suprindo necessidades básicas, seja ensinado, dovulgando cultura, seja dando exemploes de caridade, fé e respeito. Não importa a forma, o que importa é a ação e o que ela gera de positivo, sem necessidade de aparecer como idolo ou herói, simplesmente fazendo a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom dia Luciano.
    Ótimo texto gostei. Abraços. (Ermim)

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma pergunta que também faço e sinceramente não foi a resposta.

    Em termos de Brasil, no passado, principalmente na época da ditadura militar, tivemos essas mentes pensantes mais atuantes na sociedade. Depois tvemos também as diretas já e nesse processo de democratização os intelectuais, filósofos, estudantes e artistas, foram expressivos.
    Hoje em dia não encontro vestígio dessa classe em quase lugar nenhum, até na arte, éssa escassez chegou. Um país com tanta musicalidade como o nosso, perde força na qualidade. Uma pena!
    De fato, intelectualidade nunca foi requisito da maioria, mas suas minorias estão cada vez menores.

    Parabéns pela postagem!!!

    Beijos Luh!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Lu!!!Olha sinceramente a vida é um as vezes nos impõe situações que ou vivemos ou deixamos ela irem.Não sei se seria diferente ou se fariam diferente .Acho que lá no fundo buscamos sempre um idolo ou um herói.Adorei seu texto e vc como sempre divino e maravilhoso. Mil bjusss !!

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.