quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia Internacional da Solidariedade!


solidariedade.

A solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposição vinda de fora.[1]

[2]== Solidariedade Mecânica == Característica da fase primitiva da organização social que se origina das semelhanças psíquicas e sociais (e, até mesmo, físicas) entre os membros individuais. Para a manutenção dessa igualdade, necessária à sobrevivência do grupo, deve a coerção social, baseada na consciência coletiva, ser severa e repressiva. O progresso da divisão do trabalho faz com que a sociedade de solidariedade mecânica se transforme.

Há importantes estudos sociológicos realizados pelo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra intitulada A Divisão do Trabalho. Sua tese é de que a sociedade era mantida coesa por duas forças de unidade. Uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas, o que ele denominou de solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas, que foi denominada de solidariedade orgânica. (Fonte: Wikipédia )              A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 31 de agosto como Dia Internacional da Solidariedade, com o objetivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos.

Na Declaração do Milênio das Nações Unidas, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI. (Fonte: IG Educa)
Geralmente quando falamos em solidariedade vem a cabeça a ideia de ajudar algum grupo atingido por  uma catástrofe natural ou guerra, mas, a solidariedade vai muito alem disso. Solidariedade começa dentro de casa e acontece na rua, no transporte publico, no trânsito, no trabalho, enfim, onde você estiver. Portanto seja solidário com quem estiver por perto, em pequenas atitudes, logo, seu gesto ecoara e cobrira o mundo. Seja solidário!

4 comentários:

  1. Que legal, não sabia que tinha umdia para comemorarmos a solidariedade. Na verdade deveria ser um ato absolutamente natural e constante em nossa vidas, infelizmente na correria do dia a dia deixamos passar várias oportunidades de exerce-la, portanto, seria uma ótima idéia propagar este dia até como uma forma de conscientização. Parabéns pela iniciativa, como sempre você é muito esperto,rsrsrs.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança Luciano.
    A sociedade de consumo
    estabelece momentos que
    exige uma marca, um mimo.
    O homem, por ser inteligente,
    deveria (em tese) acordar em
    todos os dias solidário, em
    primeiro lugar com quem convive.
    Ser amigo é muito importante...

    ResponderExcluir
  3. Muito bem lembrado,cada um fazendo a sua parte, poderemos melhorar o mundo.
    Passei para deixar um abraço e dar as boas vindas á cia dos blogueiros.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. jessica natali souza da silva21 de outubro de 2011 às 10:06

    nossa miuto legal isso o que vc fez
    eu e a minha equipe estamos comfecçionando
    uma revista estamos com um problema não sabemos como comecar posso contar com sua ajuda

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.