quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia Internacional da Solidariedade!


solidariedade.

A solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposição vinda de fora.[1]

[2]== Solidariedade Mecânica == Característica da fase primitiva da organização social que se origina das semelhanças psíquicas e sociais (e, até mesmo, físicas) entre os membros individuais. Para a manutenção dessa igualdade, necessária à sobrevivência do grupo, deve a coerção social, baseada na consciência coletiva, ser severa e repressiva. O progresso da divisão do trabalho faz com que a sociedade de solidariedade mecânica se transforme.

Há importantes estudos sociológicos realizados pelo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra intitulada A Divisão do Trabalho. Sua tese é de que a sociedade era mantida coesa por duas forças de unidade. Uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas, o que ele denominou de solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas, que foi denominada de solidariedade orgânica. (Fonte: Wikipédia )              A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 31 de agosto como Dia Internacional da Solidariedade, com o objetivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos.

Na Declaração do Milênio das Nações Unidas, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI. (Fonte: IG Educa)
Geralmente quando falamos em solidariedade vem a cabeça a ideia de ajudar algum grupo atingido por  uma catástrofe natural ou guerra, mas, a solidariedade vai muito alem disso. Solidariedade começa dentro de casa e acontece na rua, no transporte publico, no trânsito, no trabalho, enfim, onde você estiver. Portanto seja solidário com quem estiver por perto, em pequenas atitudes, logo, seu gesto ecoara e cobrira o mundo. Seja solidário!