solidariedade. |
A solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposição vinda de fora.[1]
[2]== Solidariedade Mecânica == Característica da fase primitiva da organização social que se origina das semelhanças psíquicas e sociais (e, até mesmo, físicas) entre os membros individuais. Para a manutenção dessa igualdade, necessária à sobrevivência do grupo, deve a coerção social, baseada na consciência coletiva, ser severa e repressiva. O progresso da divisão do trabalho faz com que a sociedade de solidariedade mecânica se transforme.
Há importantes estudos sociológicos realizados pelo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra intitulada A Divisão do Trabalho. Sua tese é de que a sociedade era mantida coesa por duas forças de unidade. Uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas, o que ele denominou de solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas, que foi denominada de solidariedade orgânica. (Fonte: Wikipédia ) A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 31 de agosto como Dia Internacional da Solidariedade, com o objetivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos.
Na Declaração do Milênio das Nações Unidas, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI. (Fonte: IG Educa)
Geralmente quando falamos em solidariedade vem a cabeça a ideia de ajudar algum grupo atingido por uma catástrofe natural ou guerra, mas, a solidariedade vai muito alem disso. Solidariedade começa dentro de casa e acontece na rua, no transporte publico, no trânsito, no trabalho, enfim, onde você estiver. Portanto seja solidário com quem estiver por perto, em pequenas atitudes, logo, seu gesto ecoara e cobrira o mundo. Seja solidário!
Que legal, não sabia que tinha umdia para comemorarmos a solidariedade. Na verdade deveria ser um ato absolutamente natural e constante em nossa vidas, infelizmente na correria do dia a dia deixamos passar várias oportunidades de exerce-la, portanto, seria uma ótima idéia propagar este dia até como uma forma de conscientização. Parabéns pela iniciativa, como sempre você é muito esperto,rsrsrs.Bjs.
ResponderExcluirBoa lembrança Luciano.
ResponderExcluirA sociedade de consumo
estabelece momentos que
exige uma marca, um mimo.
O homem, por ser inteligente,
deveria (em tese) acordar em
todos os dias solidário, em
primeiro lugar com quem convive.
Ser amigo é muito importante...
Muito bem lembrado,cada um fazendo a sua parte, poderemos melhorar o mundo.
ResponderExcluirPassei para deixar um abraço e dar as boas vindas á cia dos blogueiros.
Abraço!
nossa miuto legal isso o que vc fez
ResponderExcluireu e a minha equipe estamos comfecçionando
uma revista estamos com um problema não sabemos como comecar posso contar com sua ajuda