quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pense, critique, decida!

Bebê (marcas)


"O conceito de moda apareceu no final da Idade Média (século 15) e princípio da Renascença, na corte de Borgonha (atualmente parte da França), com o desenvolvimento das cidades e a organização da vida das cortes. A aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar: enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram a copiar as roupas dos nobres. Ao tentarem variar suas roupas para diferenciar-se dos burgueses, os nobres fizeram funcionar a engrenagem — os burgueses copiavam, os nobres inventavam algo novo, e assim por diante." (Folha). 

Hoje tento compor aqui algo relativo a moda. Depois de ler o noticiário da manhã, ler meus emails e dar uma "zapeada" na rede, me veio o desejo de falar sobre o tema. Você tenta seguir ou faz moda? Ah, esqueci de dizer, o texto não se restringe a moda no sentido de "vestir".  "A palavra "moda" vem do latim modus, significando "modo", "maneira". Em inglês, moda é fashion, corruptela da palavra francesa façon, que também quer dizer "modo", "maneira"." Portanto um assunto abrangente. Quem deseja seguir as tendências da moda, precisa estar atento, informado e bem estabelecido. Digamos que você queira ter o celular mais moderno; a indústria sempre oferecera um melhor a cada mês. Carro: existe uma infinidade de fabricantes; modelos nem se fala. O marketing trabalha fortemente para lhe dizer o que você deve consumir.
 Porém a coisa se complica quando a moda dita o que as pessoas devem pensar e como devem agir. Por exemplo, hoje esta na moda falar em descriminalização das drogas, quem levanta essa bandeira é considerado "cool", antenado e por ai vai.
 O ex-presidente FHC, sociólogo e pensador esta em campanha, já tem um documentário (Quebrando o Tabu, dirigido por Fernando Grostein Andrade), e fala abertamente mundo a fora sobre o assunto. Acredito que FHC tenha credenciais para discutir sobre o tema, mas vejo pessoas totalmente leigas, formadores de opinião, dando declarações contra ou a favor, sem nenhum conhecimento de causa. Com isso trazem um retrocesso ao debate.
 Notório é que a guerra as drogas não deu certo, mas dai a simplesmente legalizar, não creio ser o melhor caminho. 
Confesso que toda vez que ouço um especialista contra ou a favor da descriminalização fico tentado a abraçar a causa daquele que acabo de ouvir. Os argumentos são fortes. 
Outro assunto que esta em voga é a questão do homossexualismo, por ser um assunto "midiático" tem se ouvido muita besteira de todos os lados. Não sou contra as lutas pelos direitos das minorias, sejam elas quais forem, mas, para emitir uma opinião, faz-se necessário no mínimo conhecimento e estudo de causa.
 Usar um estilo de roupa, porque fica legal em outra pessoa, é até aceitável, mas, abdicar do seu direito de pensar e criticar porque esta ou aquela pessoa disse que é certo ou errado é no mínimo comodismo e pode atrofiar seu cérebro.

Luciano Nunes assunção

6 comentários:

  1. Olá Luciano. Gostei de seu texto e seu questionamento é interessante, veja que hoje cai muito bem aquele velho jargão: Na se inventa e tudo se copia. Na minha visão hoje vivemos um mundo com uma gama de informação muito grande e isso é fascinante, pena que se de um lado as coisas materiais evoluem de maneira absurda, de outro o lado temos as pessoas que são pressas fáceis e que sofrem por um sistema em que investir em educação não é interessante, uma sociedade com mais poder de reflexão de reação com fundamento e objetividade não gera Capital, ou seja, o consumismo é melhor gera dinheiro.

    Para finalizar: temos vários meios de crescimeto intelectual como a internet e outros mas é preciso uma coisa fudamental nesse processo, investir nas pessoas como pessoas melhores em todos os sentidos e ainda mais no intelectual.

    É preciso aprender a cada momento, um dia sem aprendizado é um dia perdido. Espero ajudado, abraços. @ermimdeandrade

    ResponderExcluir
  2. Amigo, uma das grandes "colaborações" da mídia é criar "filósofos de botequim". De repente um monte de gente se candidata a sábio do dia e disserta sobre questões sociais com uma propeiedade digna de Einstein frente a Teoria da Relatividade. Como diz o velho ditado "melhor ouvir isto do que ser surdo", se bem que na maioria daz vezes bom mesmo é usar o seletor auricular e desligar as abobrinhas. Existem muitos temas polêmicos que com certeza merecem uma maior apreciação da sociedade para que as discussões não se tornem meramente formas de aparecer na mídia. São questões sérias que devem ser debatidas como tal e não como modismo, devemos como nunca usar a sabedoria do evangelho "Orai e vigiai" .

    ResponderExcluir
  3. A palavra moda é realmente bastante versátil, não refere-se apenas a roupas como você mencionou, mas também a comportamento. E os assuntos da moda são a legalização da maconha e os direitos dos homossexuais. Quando comecei a ler, pensei que seria um texto sobre moda, no sentido mais 'comum', ficou interessante escrever sobre mudar e depois mudar para os assuntos, que também estão na moda.

    ResponderExcluir
  4. Muitoo bom..Muita coisa vai melhorar qdo as pessoas entenderem que moda não é o q eles pensam q seja e a gnt é q faz a moda, desde q nos sentimos bem e acima de tudo, que estejamos sendo sinceros com nós msm.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lu. Seguir a moda hoje em dia é muito fácil por causa dos meus de comunicação , tanto na maneira de se vestir como na maneira de falar.Mais pra mim moda é vc quem faz,não adianta vc se vesti bem e falar bem se vc não tem estilo.Pra mim se vc tem estilo vc está na moda.Eu não gosto de gente que copia , acho sim que cada um deve se vesti do jeito que achar que se sente bem.Adorei seu texto !!Vamos compartilha com todos.Mil bjusssssss.....

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto acho interessante a forma de abordagem imposta, hoje há muito modismo ou então o tão chato politicamente correto e é claro as pessoas estão esquecendo de inventar ou aprimorar as coisas pra sua vida no entanto ha muitos "professores" de modismo por ai.

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.