domingo, 8 de agosto de 2010

Preciso Aprender o Que é o Amor.


Hoje vou falar mais um pouquinho de amor, adoro falar sobre isso, é o assunto que mais gosto. Pois o amor é um só em todas as suas expressões, não importa se for o amor que a gente sente pelas crianças, pelos nossos pais, pelos nossos amigos ou por uma mulher, no fundo tudo se resume em amor. Como não sei quase nada de amor, pois sou egoísta de mais pra definir um sentimento tão sublime vou buscar em 3 textos que falam basicamente da mesma idéia, mas em épocas diferentes:

1 Coríntios 13.1-13

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.


(Luis de Camões)

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um querer mais que bem querer;
É um andar solitário por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com que nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é mesmo amor?


(Letra: Renato Russo - Adapt. "I Coríntios 13" e "Soneto 11" de Luís de Camões
Música: Renato Russo)


Ainda que eu falasse a língua do homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é isso o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrario a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.

Ai estão 3 textos partindo da mesma idéia: o amor, sem ele a vida não vale a pena. Por isso eu amo, amo muito.

Aqui esta o Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=xMErQ6zNYx4

7 comentários:

  1. Nossa Lu você diz que não sabe o que é o amor!!!Lendo esses três texto que resume em tudo o que é o amor!!É isso tudo aí, mais a sua sensibilidade na escolha dos texto.Se ainda não amou ou não ama,é porque ainda não encontrou a sua metade ou encontrou e deixou passar.Lu você tem a sensibilidade de um poeta, e qual poeta não sabe o que é o amor!! Ame Lu tire essa armadura de ferro protegendo esse coração.ame não lute contra isso.Muito obrigado a você ser essa pessoa tão maravilhosa mil bjussssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu...q fofooooo...amei esse jeitinho amável de definir o amor. Vc sabe sim o que é o AMOR e pode sentí-lo. Basta querer ;) beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Não só vc mesmo Lu com essa sensibilidade toda pra colocar no mesmo texto oq ah de mais lindo sobre o amor : 1 Coríntios 13.1-13 e a letra do Renato Russo q para mim particularmente nem Roberto carlos competiu com essa letra!! abs ahh,quero q vc continue te inspirando nos textos,eh o unico blog q eu leio e comento rs ..abs

    ResponderExcluir
  4. Não sabe oq é o Amor LÚ??!!! Impossível.... Nestes 3 textos vc soube expressá-lo como ninguém, além dos autores...
    Um dia destes, lendo um texto seu aqui, tb postei o link dessa música do Renato Russo que amo e que pra mim, diz tudo sobre o Amor...
    Para completar, deixo abaixo a letra de uma musica q "tenta" explicar o Amor, que para mim o Amor não se explica, se sente, tanto acredito nisso, que esta música mostra o qto ele sente, porém não sabe como dizer...:
    "Como É Grande O Meu Amor Por Você"
    Roberto Carlos

    "Eu tenho tanto pra lhe falar
    Mas com palavras não sei dizer
    Como é grande o meu amor por você
    E não ha nada pra comparar
    Para poder lhe explicar
    Como é grande o meu amor por você

    Nem mesmo o céu, nem as estrelas
    Nem mesmo o mar e o infinito
    Não é maior que o meu amor, nem mais bonito

    Me desespero a procurar
    Alguma forma de lhe falar
    Como é grande o meu amor por você

    Nunca se esqueça nem um segundo
    Que eu tenho o amor maior do mundo
    Como é grande o meu amor por você

    Nunca se esqueça nem um segundo
    Que eu tenho o amor maior do mundo
    Como é grande o meu amor por você

    Mas como é grande o meu amor por você..."

    Perfeito Lú, como sempre!! Adorei...Parabéns...
    Continue sempre falando de Amor, vc tem uma sensibilidade incrível para isso...
    Um beijo para ti...da
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Meu lindo e amado amigo Luciano!
    Como sempre vc super iluminado em suas postagens, e garanto a vc que,vc postou a melhor e mas linda definição do amo,em escolher CORÍNTIOS 13.1.13, de todas as definições,acredite, esta é a mais linda.
    Parabéns.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
  6. "É só o amor... é só o amor... que conhece o que é verdade"
    Essa frase é perfeita!!

    O amor é inexplicável... Não é que vc não saiba nada sobre ele Lu... Vc sabe e sabe muitooo... Vc o expressa sempre, em palavras e atitudes... Só não sabe explicá-lo... Mas isso é normal!
    O amor não precisa ser explicado... Ele só precisa ser sentido, transmitido... O amor é essencial...
    Sentimento único que faz o mundo girar... Que traz perfume e dá sentido à vida!!!

    Carlos Drummond de Andrade tem um poema lindo que fala exatamente sobre isso... Sobre o fato do amor não precisar de explicações... nem de razões... ele apenas é... amor...

    Espero que goste...

    As Sem-Razões do Amor
    Carlos Drummond de Andrade

    Eu te amo porque te amo.
    Não precisas ser amante,
    E nem sempre sabes sê-lo.
    Eu te amo porque te amo.
    Amor é estado de graça
    E com amor não se paga.

    Amor é dado de graça
    É semeado no vento,
    Na cachoeira, no eclipse.
    Amor foge a dicionários
    E a regulamentos vários.

    Eu te amo porque não amo
    Bastante ou demais a mim.
    Porque amor não se troca,
    Não se conjuga nem se ama.
    Porque amor é amor a nada,
    Feliz e forte em si mesmo.

    Amor é primo da morte,
    E da morte vencedor,
    Por mais que o matem (e matam)
    A cada instante de amor.

    Segue um vídeo lindo também com o mesmo poema...
    E com uma música linda do Filme "Um Amor para Recordar" (Only Hope - Mandy More)

    http://www.youtube.com/watch?v=IlulF0NVuas

    Lindo post Lu... como sempre...
    Te adorooo
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah, o amor... o tão polêmico amor!

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.