domingo, 1 de agosto de 2010

Como se mede uma vida?

Quando penso em escrever sempre tenho uma idéia pré-concebida, mas hoje não. Há alguns dias não escrevia um texto de minha própria autoria, então, dando uma olhada no Blog percebi que tem muitos textos maravilhosos de escritores renomados, que escrevem divinamente, e entre eles alguns meus.Lendo alguns textos e os camentários aqui no blog comecei a refletir sobre a questão: Como se mede uma vida?   Será que uma vida é medida pelo número de anos que ela dura, ou pela intensidade que ela é vivida?
Não sei a resposta para essa dúvida, então estou aqui dividindo com vocês o meu dilema.
Hoje em dia as coisas acontecem com uma velocidade e uma intensidade tão alarmante que as vezes não temos tempo de parar pra analisar o que estamos fazendo da nossa existência e nem para onde estamos caminhando. Pessoas passam pela nossa vida e deixam marcas em nossos corações, mas não percebemos que a cada minuto que passa não somos mais os mesmos, nem os outros o são, o universo e tudo que nele há está sempre mudando. Tem uma frase que espelha muito bem isso: "Ninguém se banha duas vezes num mesmo rio" ( Heráclito de Éfeso), pois todas as vezes que você se banha em um rio de mesmo nome, você mudou e as águas também mudaram. Essa Frase aparentemente simples encerra em si uma verdade absoluta, as aguas estão sempre mudando e a gente esta numa constante transformação, aquela amizade que parecia ser eterna, já não é mais a mesma, aquele amor que parecia indestrutível agora esta mais para ódio, e aquele sonho em ser piloto de aeronave agora o transformou num burocrático financista, ou funcionário público.
Basta você dar uma regredida ai em alguns meses atrás que irá notar que muitas daquelas pessoas que você passava horas conversando na internet ou mesmo ao telefone em alguns casos, hoje são apenas uma vaga lembrança, ou nem isso em algumas situações. Outro dia conversando com uma pessoa, ela me disse, " a gente quer dar atenção ao maior número possível de pessoas, então acabamos esquecendo aqueles conhecidos mais antigos". 
Ontem estava com uma amiga que acabou de voltar de uma viagem de férias, então estávamos relembrando de um tempo em que nos falávamos todos os dias, e sempre nos víamos, uma amizade muito intensa, vivida ao extremo, e quando conversávamos sobre isso percebemos que fazia quatro meses que não nos encontrávamos. 
Chego a conclusão de que não adianta a gente querer conquistar o mundo se não estivermos conquistando todos os dias as pessoas que estão ao nosso lado, essas pessoas são a nossa base, o nosso alicerce, são elas que nos abraçam, que os apertam as mãos. São eles que nos tiram de casa num dia monótono para ir a um barzinho, ao cinema ou mesmo, para irmos em suas casas ver fotos antigas a dar gargalhadas dos momentos de descontração. A vida para mim é medida pelos sorrisos e pelas lágrimas que damos no decorrer dela, seja ela de cem anos ou de 15. A vida não é medida pelo que se conquista materialmente, ela é medida pelo que se sente. Uma vida só é completa quando é vivida e compartilhada com outras vidas, sejam duas, três ou um milhão. 
Vou deixar uma música pra mostrar nas palavras de Gonzaguinha um pouco do que é a vida: Viver e Não Ter a Vergonha de Ser Feliz http://www.youtube.com/watch?v=vjqyHkzMgBQ

13 comentários:

  1. Lu... fiquei pensando em uma frase que ouvi quando criança:
    "A vida só é vivida, quando essa vida é envolvida na vida de outras vidas..."
    Nossa vida está em constante mudança...e nessas mudanças, as pessoas acabam passando... Algumas ficam mais tempo, porque conseguem ocupar um espaço maior em nossa vida...
    Outras ficam menos, mas isso não significa que sejam menos importantes... apenas que o elo de ligação de nossas vidas era mais tênue.
    Sou católica por criação e espírita de coração. E dentro do espiritismo, estudamos as ligações entre as almas...E sabemos que as almas se ligam através das várias vidas pelas quais vão passando na tentativa de busca e crescimento espiritual. Acredito que as almas se reencontrem para se completar, para terminar relações interrompidas por algum motivo... Para se perdoar, para crescerem juntas...
    Os corações se encontram e reconhecem almas que se pertencem e se completam de alguma forma...

    Postei esse texto em meu blog a algum tempo... e acho que ele se encaixa aqui...

    Hoje acordei pensando… Pensando na vida… nas pessoas…
    Amores, amizades, pessoas...
    Pessoas que fazem parte de nosso caminho... Pessoas que chamamos de “Nossos”...
    Não “Nossos” no sentido de propriedade, mas ao mesmo tempo “Nossos” no sentido de propriedade.
    “Nossos” amigos... ”Nossos” Pais... “Nossos” Irmãos... Nossos familiares... Nossos colegas de trabalho... Nossos... Nossos... Nossos...
    E enquanto pensava nisso e na linha tênue que nos liga a essas “Nossas” pessoas... Me dei conta... Me dei conta do que já sabia... Que ninguém é nosso... Ninguém nos é propriedade!!
    No máximo, em nossa curta passagem por essa vida, conseguimos o carinho, a atenção, o amor, a simpatia, a dedicação das pessoas por um período de tempo... Que pode ser curto, longo... Mas, apenas um período de tempo!
    O que importa na realidade é como aproveitamos esse período de tempo. Como aproveitamos a passagem dessas pessoas em nossa vida...
    Eu sempre primo pelo amor. Acredito que o amor é o melhor dos sentimentos, embora também seja o que mais faz sofrer. E não falo só do amor entre homem e mulher. Falo de qualquer tipo de amor. Toda forma de amor é importante. O amor pela família, o amor pelos amigos, pelos companheiros de trabalho. A forma pouco importa. O essencial é que o sentimento seja puro, limpo, livre de mentiras.
    A vida sempre se encarrega de nos colocar no caminho, novas e maravilhosas pessoas. Eu prefiro sempre amar e me entregar de corpo e alma às pessoas que cruzam meu caminho... Sejam amores, familiares, amigos, companheiros de trabalho... Movida a sentimentos, não consigo não me entregar e não sentir o amor incondicional... Todos merecem meu carinho e minha confiança, até que me provem o contrário.
    Claro que prefiro que não me provem o contrário... Gosto de ter pessoas para a vida toda e não apenas por um curto período de tempo. Mas, às vezes, acontece. Nesses casos, a dor e a decepção invadem o coração e o que precisamos é tirar esses sentimentos de dentro de nós o mais rápido possível e darmos espaço. É. Espaço. Porque pode esperar, que logo, muito logo, outra pessoa aparece em sua vida para preencher o espaço vazio e para passar a ser chamada de sua...
    Não estou dizendo que temos que ser rotativos, como estacionamentos, mas estou dizendo que o sentimento sempre se refaz... E que, por mais que hoje, algo te doa na alma... Por mais que hoje se sinta ferido e estraçalhado. Por mais que hoje ache que essa dor e essa tristeza que te causaram, nunca vai passar... Pode ter certeza, ela vai passar... E nem demora muito... Basta outro ser iluminado passar por seu caminho e deixar aquele cheiro maravilhoso de sentimento aflorando... E novamente um sorriso se instala em seu rosto e te mostra que a felicidade está nas pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Lu é eu tenho um lema na minha vida, eu me amo mas que tudo nessa vida, pois pra te amar eu tenho que me amar primeiro.Nunca deixe pra amanhã o que tu podes fazer hoje, viva o que tu achas que te faça feliz.Não sei bem o que te aconteceu pois cheguei agora nesse instante na sua vida, não sei se faço o bem ou o mau, eu sei que sou amiga de quem é meu amigo.Adoro tudo que tu escreve, parece eu escrevendo com seus dedos, temos pensamentos parecidos, não sei as condutas ainda não te conheço direito.Mas adorei tudo e sempre vou está aqui lendo os seus comentários mesmo não sendo chamada.Mil bjusssss

    ResponderExcluir
  4. Bem Lu, pra mim a vida não não se mede, se sente, se vive profundamente,tipo aquela frase: "Viva cada momento de sua Vida, como se fosse o ultimo"...
    Devemos nos amar mto, para assim podermos amar a todos e o principal, amar verdadeiramente e sem medo... A Vida eh tao maravilhosa,que devemos aproveita-lá ao máximo, e se tivermos pessoas que nos amam, amigas do lado,tudo será mais fácil.
    Obrigada pelas lindas palavras.
    Bjos pra ti...
    Paty (@realpaty)

    ResponderExcluir
  5. Olá Luciano, eu penso que não devemos desperdiçar o tempo, é preciso ter coragem para ser o que somos, vencer o medo, confiar nos melhores amigos, deixar-nos a guiar somente por aquilo que é bom aos nossos corações, e no final, bem no fundo encontrar o nosso eu real. A vida de hoje pode nos levar a vários caminhos e oferece muita coisa, mas saber quem está no controle de tudo é Deus, portanto manter uma intimidade é preciso, e saber que a cada manhã temos que conquistar e reconquistar todos aqueles que passam por nossas vidas dando amor e esperança. Crer é preciso. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso meu querido! Sou sua fã incondicional! Você é um grande mensageiro!

    ResponderExcluir
  7. Acho sinceramente q vc deve continuar escrevendo. Seu texto retrata muito bem como a vida escorre de nossas mãos muito rápido. Com o passar dos anos nos damos conta de q os amigos se foram, os filhos cresceram, os pais envelheceram e nós nos tornamos muitas vezes solitários...lindo texto, parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano!
    Muito bom o texto... acabei de passar por uma situação bem parecida com o que você ecreveu, e posso dizer que a "Vida" é medida pela intensidade em que nos doamos as pessoas, pois perdi meu melhor amigo em um acidente de carro, e tudo que vivemos juntos foi muito marcante , até mesmo uma boa briga. rsrss
    Bom para finalizar devo dizer que: Não importa se é um ou milhão de coisas novas à se viver, mais que cada uma seja única e inesquecivel. Só assim teremos o que recordar das pessoas e dos momentos!!!
    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto Lu, parabéns.
    Uma semana abençoada prá você...beijosss...

    ResponderExcluir
  10. não adianta a gente querer conquistar o mundo se não estivermos conquistando todos os dias as pessoas que estão ao nosso lado !!! muito profundo isso,e vc tem razão! a vida eh medida pelas lembranças e de momentos bons e de futuros momentos bons !! abs

    ResponderExcluir
  11. Como se mede uma vida? Tb não tenha A resposta, mas tenho lá minhas definições de vida e aí chego em sua medida. Vamos filosofar numa verdade. Cada um mede do jeito que quiser sua vida, mas o que é a vida, se ñ algo para ser aproveitado em sua mais perfeita exuberância. De acordo com seu proveito, pode-se medí-la. Meço a minha, n em tamanho, mas em significância e intensidade. Me sinto importante ao mundo, assim como aos meus amigos, e tb aos meus familiares, e pq não aos moradores de rua já q sempre q dá levo um papo c eles, e levo msm(pode rir, mas é verdade). Lu, para se medir a vida é preciso duas coisas: 1º feche os olhos e 2º deixe sua mente trabalhar e te mostrar o tamanho e a intensidade q sua vida foi, é e será. Acho que as pessoas não passam, mas marcam e por isso jamais passarão, pois jamais esqueceremos delas, assim como td o que acontece nessa nossa vida de correria, atrasos e compromissos. Meço a minha vida diariamente, faça isso vc tb, te garanto que fará mto bem.

    PS: Assim que puder escute: Tudo Diferente de Maria Gadú. Escute mesmo, depois me diga o que achou.

    Bjks!!

    ResponderExcluir
  12. "Chego a conclusão de que não adianta a gente querer conquistar o mundo se não estivermos conquistando todos os dias as pessoas que estão ao nosso lado, essas pessoas são a nossa base, o nosso alicerce, são elas que nos abraçam, que os apertam as mãos."

    Adorei o seu texto, eu estava falando sobre isto no final de semana, como estamos mudando o tempo todo e numa velocidade tal que de repente vamos nos perdendo. Deixando de lado coisas importantes, pessoas queridas e no final das contas sem saber exatamente porque, simplesmente nos deixando arrastar por essa loucura diária. Mudar é bom, mas dá para mudar e ainda conservar e apreciar o que temos de bom, as pessoas que nos cercam, os pequenos prazeres,etc. Amigo querido, que texto lindo, obrigada.Um lindo dia pra vc.Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Luciano.
    Todos somos iguais, nascemos com a mesma chance,e somos único, mas poucos usam as sua melhores, e poucos, conseguem dar de si o seu melhor.
    Você amigo, está sabendo usar as sua melhores.
    Parabéns, você nasceu para brilhar, use seu brilho sempre, mas nunca para aparecer, e sim para ajudar os irmãos a brilharem em sua caminha. E isso você está fazendo muito bem.
    Fique com meu carinho e mimos eternos.
    BeiJanes em seu coração.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.