terça-feira, 3 de agosto de 2010

Madre Teresa

Hoje resolvi postar aqui nesse espaço um pouco da história dessa mulher, que com humildade, desprendimento e muito amor ao próximo, ensinou ao mundo que a vida não é feita de bens matérias, de beleza física ou ostentação, seja ela de qual tipo for.
Já disseram, não me lembro quem, que ou escrevemos para conquistar alguém ou para provocar nossos inimigos, pode até ser verdade em alguns casos, mas nesse post quero apenas me sentir próximo de uma pessoa que de uma forma totalmente diferente da convencional, fez com que ricos, pobres, famosos e anônimos voltassem seus olhares para suas ações.

 

Breve biografia de Madre Teresa de Calcutá



Agnes Gonxha Bojaxhiu, a futura madre Tereza, nasceu no dia 26 de agosto de 1910 em Skopje, Macedonia, de una familia de ogirem albaneza. O pai, respeitado homem de negócios, morreu quando ela tinha oitos anos, deixando a mãe de Agnes na condiçao de ter que abrir uma atividade de bordado e fazenda para poder manter a família. Depois de ter transcorrido a adolescencia impenhada fervorosamente nas atividades parroquiais, Agnes deixou a sua casa em setembro de 1928, entrando no convento de Loreto a Rathfarnam, (Dulim), Irlanda, onde foi acolhida como postulante no dia 12 de outubro e recebeu o nome de Tereza, como a sua padroeira, Santa Tereza de Lisieux.
Agnes foi enviada pela congregação de Loreto para a India e chegou em Calcutá no dia 6 de janeiro de 1929. Tendo apenas chegado lá, entrou no noviciado de Loreto, em Darjeerling. Fez a profissão perpétua come irmã de Loreto no dia 24 de maio de 1937, e daquele dia em diante foi chamada Madre tereza. Quando viveu em Calcutá durante os anos 1930-40, ensinou na escola secundária bengalese, Sta Mary.
No dia 10 de setembro de 1946, no trem que a conduzia de Calcutá para darjeeling, Madre Tereza recebeu aquilo que ela chamou “a chamada na chamada”, que teria feito nascer a família dos Missionários da Caridade, Irmãs, Irmãos, Padres e Colaboradores. O conteúdo desta inspiração é revelado no objetivo e na missão que ela teria dado ao seu novo Instituto: “Saciar a infinita sede de Jesus sobre a cruz de amor e pelas almas, trabalando para a salvação e para a santificação dos mais pobres entre os pobres”. No dia 7 de outubro de 1950, a nova congregação das Missionárias da Caridade foi instituida oficialmente como instituto religioso pela Arquidiocese de Calcutá.
Ao longo dos anos 50 e no inicio dos anos 60, Madre Tereza estendeu a opera das Missionárias da Caridade seja internamente dentro Calcutá, seja em toda a India. No dia 1 de fevereiro de 1965, Paulo VI concedeu à Congregação o “Decretum Laudis”, elevando-a a direito pontificio. A primeira casa de missão aberta fora de Calcuta foi em Cocorote, na Venezuela em 1965. A congregação se expandiu em toda a Europa (na periferia de Roma, a Torre Fiscale) e na Africa (em Tabora, em Tanzania) em 1968.
Do final dos anos 60 até 1980, as Missionárias da Caridade cresceram seja em número de casas de missão abertas em todo o mundo, seja no número dos seus membros. Madre Tereza abriu fundações na Australia, no Vizinho Oriente, na America do Norte, e o primerio noviciado fora de Calcutá em Londres. Em 1979 Madre Tereza recebeu o Premio Nobel pela Paz. No mesmo ano existiam já 158 casas de missão.
As Missionárias da Caridade chegaram aos países comunistas em 1979, abrindo uma fundação em Zagabria, na Croácia, e em 1980 em Berlim Este. Continuaram a estender a sua missão nos anos 80 e 90 abrindo casas em quase todos os países comunistas, incluindo 15 fundações na ex União Soviética. Não obstante os repetidos esforços, Madre Tereza não pode abrir nenhuma fundação na China.

Em outubro de 1985 Madre tereza falou no quadragésimo aniversário da Assembleia Geral das Nações Unidas. Na vigilia de Natal do mesmo ano, abriu em Nova York o “Dom de Amor”, a primeira casa para os doentes de AIDS. Nos anos seguintes, outras casa seguiram esta casa de acolhimento nos Estados Unidos e alhures, sempre especificadamente para doestes de AIDS.
No final dos anos 80 e durante os anos 90, não obstante os crescentes problemas de saúde, Madre tereza continuou a viajar pelo mundo para a profissão das noviças, para abrir novas casas de missão e para servir os pobres e aqueles que tinham sido atingidos por diversas calamidades. Foram fundadas novas comunidades na Africa do Sul, Albania, Cuba e Iraque, que estava dilacerado por causa da guerra. Em 1997 as irmãs eram cerca de 4000, presentes em 123 países do mundo nas mais ou menos 600 fundações.
Depois de ter viajado por todo o verão a Roma, New York e Washington, em condições de saúde delicadas, Madre Tereza voltou a Calcutá em 1997. Às 9:30 da noite do dia 05 de setembro de 1997, ela morreu na Casa Geral. O seu corpo foi transferido para a Igreja de São Tomas, adjacente ao Convento de Loreto, exatamente onde tinha chegado 69 anos antes. Centenas de milhões de pessoas de todas as classes sociais religiões, da India e do exterior lhe renderam homenagem. No dia 13 de setembro recebeu o funeral de Estado e o seu corpo foi conduzido em um longo cortejo através as estradas de Calcutá, sobre uma carreta de canhão que tinha trazido tambem os corpos de Mohandas Gandhi Jawaharlal Nehru. Chefes de nações, primeiros Ministros, Rainhas e enviados especiais chegaram para representar os países de todo o mundo.
(Postulation of Mother Teresa)


“Muitas vezes as pessoas 
são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.

Se você é gentil,
as pessoas podem acusá-lo de interesseiro.
Seja gentil assim mesmo.

Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos e alguns inimigo verdadeiros.
Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou anos para construir,
alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz,
as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo.

O bem que você faz hoje
pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você,
Mas isso pode não ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no final das contas,
é tudo entre você e Deus.
Nunca foi entre você e os outros.”

Fiquem em paz 

3 comentários:

  1. Nossa Lu como sempre você se superou, amei msm tudo muito bem colocado.Ela a madre Tereza é uma santa mulher que veio ao mundo para pagar também os nossos pecados.Amei adorei mil bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Lu... que lindo post!! Me deu uma paz imensa ler tudo isso!
    Madre Tereza é, sem dúvida, um exemplo para todos... uma alma imaculada e abençoada... que veio ao mundo com a missão de consolar os sofridos e aflitos...
    Uma alma evoluída dentre nós, pobres almas que ainda buscamos crescimento...
    "Abençoados somos nós, por termos pessoas assim, que proclamam e vivem o amor e a caridade acima de tudo..."

    É difícil perdoar, esquecer, relevar, ser caridoso, bondoso, amável, gentil, educado, o tempo todo... Sabemos disso.
    A correria do dia-a-dia e as preocupações da vida, muitas vezes nos afastam de todos esses preceitos de vida... Mas tentar é o que podemos fazer... Tentar ser melhor a cada dia... A cada amanhecer...
    Agradecer as felicidades que recebemos e vivê-las plenamente... Dar a mão aos necessitados... acolher a todos com amor e respeito...

    Acredito na bondade humama. Acredito firmemente na bondade humana e no amor ao próximo.
    Acredito no perdão, embora, às vezes, ainda tenha dificuldade em perdoar... Mas tento de todo meu coração!
    Acredito na felicidade... e acredito que ela exista para todos... Embora para alguns ela pareça bem mais fácil e real.

    E acredito acima de tudo, no amor... que une almas, independente de qualquer diferença...

    "Dê ao mundo o melhor de você,
    Mas isso pode não ser o bastante.
    Dê o melhor de você assim mesmo."

    Amém Lu...
    Lindo post
    Te adoro demais...tu é especial e iluminado! E tua luz me faz bem demais!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa,nós nao fazemos a metade da metade do que ela fez pelo proximo e conseguimos deitar nossa cabeça no travesseiro achando q estamos com a conciencia tranquila!! to chocada ...

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.