domingo, 15 de agosto de 2010

Hallelujah

 Quando assisti o Filme Sherek uma música me chamou a atenção, ela se chama Halleluja (Aleluia), uma palavra Hebraica que significa Louvai a Jah,( Jeová) senhor e criador de todo o Universo. Jeová traduzido significa Deus ou Senhor, vem do Verbo Ser.
Bem, eu poderia ficar aqui falando sobre os vários significados das palavras hebraicas e sua etimologia (parte da gramática que estuda a origem ou história das palavras), acho isso interessantíssimo, mas acredito não ser a pessoa certa para fazer isso, tendo em vista que sei pouco ou quase nada sobre o assunto.
A música me veio a mente hoje porque no filme do Ogro Sherek, ela toca no momento em que ele se sente totalmente abatido, sem chão, desiludido por um mal entendido. Quantas vezes magoamos pessoas que gostamos por causa dos mal entendidos. Quando estudei Marketing na universidade, tinha um assunto que se chamava ruídos de comunicação, que é nada mais que aquilo que atrapalha a comunicação entre o comunicador e o receptor de uma mensagem, por isso precisamos tomar cuidado quando dizemos ou escrevemos algo, pois nem sempre aquilo que tentamos dizer é o que o receptor entende.
Voltemos a música, uma linda canção que fala sobre louvar o Senhor, porém, uma letra um tanto triste, até melancólica, tentei entender o por que de o autor escolher a palavra "Hallelujah" para falar de uma dor, uma decepção, um momento triste, pois esta palavra está ligada as festividades, aos hinos de louvores, a vitória. a única coisa que me veio a cabeça, foi que mesmo diante das dificuldades, nos momentos em que tudo está perdendo o sentido, as coisas parecem não fluir, são nesses momentos que crescemos, que estamos mais perto de Deus. Nesses momentos quando nosso coração está vazio, as decepções estão nos levando a acreditar que nada dará certo, é nesse momento que nosso coração está aberto para o novo, para algo que ainda não conhecíamos, mas que pode ser a resposta para tudo aquilo que buscamos durante todo tempo. Então, quando tudo está parecendo ruir, é o momento de dizer Hallelujah, é a hora de acreditar que tudo o que vivemos até agora foi apaenas aprendizado para vivermos melhor o que começa de hoje em diante. Quem assistiu o Filme sabe que foi tudo um mal entendido, um ruído na comunicação, e que no final todos se acertaram. Hallelujah.

Hallelujah

I’ve heard there was a secret chord
That David played and it pleased the Lord
But you don’t really care for music do you?
It goes like this – the fourth, the fifth
The minor fall, the major lift
The baffled King composing Hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Your faith was strong but you needed proof
You saw her bathing on the roof
Her beauty in the moonlight overthrew you
She tied you to a kitchen chair
She broke your throne, she cut your hair
And from your lips she drew the hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Maybe I’ve been here before
I know this room, I’ve walked this floor
I used to live alone before I knew you
I’ve seen your flag on the Marble Arch
Love is not a victory march
It’s a cold and it’s a broken hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

There was a time when you let me know
What’s real and going on below
But now you never show it to me, do you?
And remember when I moved in you
The holy dark was moving too
And every breath we drew was hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Maybe there’s a God above
And all I ever learned from love
Was how to shoot at someone who outdrew you
And it’s not a cry you can hear at night
It’s not somebody who’s seen the light
It’s a cold and it’s a broken hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah
Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Aleluia

Eu ouvi que havia um acorde secreto
Que Davi tocou e louvou ao Senhor
Mas você não se interessa mesmo por música, não é?
É assim - a quarta, a quinta
A menor cai, a maior ascende
O rei perplexo compondo aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Sua fé era forte, mas você precisou de provas
Você a viu se banhando do telhado
A beleza dela sob a luz do luar te arruinou
Ela te amarrou numa cadeira da cozinha
Ela destruiu seu trono, cortou teu cabelo
E dos seus lábios ela extraiu a aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Talvez eu já tenha estado aqui antes
Eu conheço este quarto, eu andei neste chão,
Eu costumava viver sozinho antes de conhecer você.
Eu vi sua bandeira no arco de mármore
O amor não é uma marcha vitoriosa
É um frio e triste aleluia

Aleluia, aleluia, o aleluia, aleluia.

Houve uma época em que você me deixou saber
O que realmente contecia lá embaixo
Mas agora você nunca me mostra isso, não é?
E lembra de quando eu me aproximei de você
A escuridão sagrada foi junto também
E cada suspiro que déssemos era aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, o aleluia.

Talvez lá haja um Deus acima
E tudo que eu sempre aprendi sobre o amor
Foi como atirar em alguém que te desarmou
E isso não é um choro que você pode ouvir à noite
Não é alguém que vê a luz
É um frio e triste aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia,
Aleluia

7 comentários:

  1. A vida e seus segredos ou mistérios. Eu gosto dessa frase pela sua verdade; "Na vida cada pessoa sabe a dor e a delícia de ser o que é", eu penso que nenhuma pessoa pode dizer-se livre de momentos de dificuldade, tristezas e angústia. A vida é assim, os desafios aparecem não há como rejeitar, ou ignorar e não encarar os fatos se torna um grande engano uma perca de tempo. Eu sinto que o texto acima quer dizer, o importante é saber que para tudo há uma solução, uma esperança e isso dá o nome de Hallelujah (Aleluia).

    Não espere a dor para suplicar um "Aleluia", seja na alegria e nos melhores momentos da sua vida um grande "Aleluia", e seja para as pessoas Luz no mundo, mas se tudo der errado ou as coisas não derem certo, lembre-se e tenha paciência, retire do fundo do coração o Glorioso "Aleluia". Eu acredito na força que Deus tem na minha vida. Hallelujah (Aleluia)e Amém "Assim seja".

    Olá Luciano, belo texto fantástico meu abraço colega.

    ResponderExcluir
  2. Nossa cada vez mais me surpreendo ctg!!!É muita informação.Você é iluminado msm, nunca,nunca perca a esperança em nada, porque tá tudo aí na sua frente.Você consegue o que quiser e na hora que quiser,o mundo precisa de pessoas assim como você com essa visão.Parabéns !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu... Li seu texto a algumas horas... e, como te disse, fiquei esperando o momento certo para vir comentar...
    Para que as palavras saíssem de minha alma... E não fossem só palavras, jogadas, que o vento carrega...
    Realmente, às vezes, magoamos pessoas sem querer... Uma palavra mal interpretada... uma frase mal dita, pode causar um estrago irreversível... São os famosos "ruídos da comunicação", tão falados por nós, jornalistas, publicitários, marketeiros, que você tão bem citou... Sempre devemos buscar evitar esses ruídos, sermos claros, falar abertamente... Mas, principalmente, falar com o coração... O que é dito com o coração, verdadeiro e puro, jamais terá "ruídos" ou será mal interpretado...
    Acho que a música do filme Shrek nos remete à pensamentos múltiplos e ao mesmo tempo a um só pensamento... Por que alguém que sofre, que está mal, triste, irá louvar a Deus... Mais fácil seria maldizer suas amarguras, maldizer a Deus, maldizer as pessoas... espalhar tristeza...
    Se magoamos alguém, ou principalmente, se somos magoados por alguém,o mais óbvio seria que tentássemos passar isso adiante... e é o que muitas pessoas fazem...
    Mas acho que a lição do filme nesse momento,é exatamente essa... Por maior que seja o sofrimento, por mais que tenham te pisado, te magoado, Deus está do seu lado... ele não te desampara nunca... siga em frente que tudo será melhor... E mais ainda... Preste atenção nisso Lu... "Os amigos verdadeiros, aqueles que nos amam, que nos querem bem, que verdadeiramente se importam conosco, e que são poucos, muito poucos os que encontramos durante a vida... Esses nunca nos abandonam... por maior que seja a dor... Por maior que seja a amargura... Eles estarão ali... Para nos dar a mão, para levantar conosco e seguir adiante... Porque o amor supera tudo... e não se abate diante das mágoas e sofrimentos..."

    Assim como Deus... que nunca nos abandona, por maior que seja nosso erro... por maior que seja o "ruído" em nossa comunicação com ele...

    Te adoro...
    Post lindo... que só poderia ter vindo de uma alma iluminada como a sua...
    Me sinto abençoada por tê-lo em minha vida...
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. É Lu, vc entendeu direitinho o sentido e quando usar a palavra ALELUIA, ou seja, SEMPRE. Tem vários versículos na bíblia q nos ensinam a dar graças por td, mesmo que seja num momento de dificuldade, o importante é glorificar e louvar ao Senhor. Eu escolhi um desses versículos para colocar aqui. Se encontra em 1 Tessalonicenses Capt 5 - 18: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
    Paulo deixa claro que devemos sim nos alegrar nos momentos de sufoco e render graças a Deus por td. Mas como renderemos graças ao nosso Deus? Louvando-o.
    Um mal entendido pode machucar e magoar tanto,capaz de provocar feridas em nossos corações. Qual seria então o remédio p curar essas feridas, causadas pelos "ruídos"? Falar mal da pessoa, da situação, da instituição, da família, dos amigos...? Não, esse n é o melhor caminho. O melhor caminho, é o que a mulher do fluxo de sangue escolheu (se encontra no livro de Marcos Capt: 5- 21 ao 43), ela teve Fé que td se resolveria, ela teve oportunidade junto ao Pai e ela fez o melhor de tudo, rendeu louvores durante td sua vida, se humilhou, mas foi exaltada com a cura. Assim como também a mulher sunamita (leia em IIReis capt 4- 8 ao 37), que recebeu de Deus a vida do seu filho q havia falecido. Pq blasfemar, pq murmurar? Devemos nos alegrar, devemos ter a fé de Abraão, aproveitar as oportunidades para esclarecer as coisas e não permitir q a amargura e a tristeza reine em nossas vidas e corações.
    Tem uma música que amo muito, vou colocar um trecho dela aqui.

    [Esperança- Diante do Trono]

    Quando os sonhos se frustram
    Ou parecem não se realizar
    Quando as forças se acabam
    Tudo o que eu sei é Te adorar

    Tua presença me aquieta a alma
    E me faz ninar
    Como um bebê que não precisa se preocupar
    A minha vida escondida em tuas mãos está
    Oh, meu Deus! Em Ti eu posso descansar

    A esperança renasce
    E a certeza de que perto estás
    Tua paz me invade
    Pois tudo o que sei é Te adorar

    É Te adorar

    Lu, amei esse post e tb amei expor minha opinião aqui.

    Bjinhos ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal ,adorei este texto !! e eh impressionante como alguns seres humanos só lembram q existem um Deus na hora da dor,da afliçao e mesmo assim a misericórdia dele nos alcança!! Deus te abençoe Lu,pois vc esta usando este espaço para falar coisas que nos edifiquem.isso eh importante !!

    bjubju

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Lu!!!!A mente humana, muitos usam pra , pensar,bola mil coisas contra pessoas.E muitos a usam para de repente fazer uma coisa de bom.Lu você é essa pessoa.Falar coisas do coração é facíl,palavras que sai pela boca a fora, mas falar com a alma é muito difícil, o você faz com muita graça e leveza.Lu temos que fazer esses tt vim aqui no seu espaço, pra sentirem isso aqui.Tu sabe que não é por ser sua amiga que te falo isso, mas é porque gosto do que esta escrito aqui.Sabe o mundo já está cheio de gente demagoga e hipócrita.Lu parabéns muito bom msm HALLELUJAH(Aleluia) Um milhão de beijos.

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.