terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Ocaso da Educação.


é assim que se escreve

“Nada do que é currículo em escola é fundamental. Você tem de aprender a pensar, e os professores têm de perceber seu ponto de vista, para onde orientar melhor seus dons. Escola deve ser inspiradora, estimular a imaginação, a criatividade e não a repetição, os testes de memória. Educação é amor, amor que se estende a tudo, não só a teu filho ou família. A vida é uma longa lição de humanidade, e a descoberta do amor faz parte disso.” (Bruna Lombardi).                        

“Eu sempre fui apaixonada pelo conhecimento. E de certa forma sempre tive esse papel, mesmo em casa. E, se eu não tinha conteúdo para ajudar meus filhos, então tinha que buscar. E eu fiz isso por amor ao conhecimento e por amor aos meus filhos.”
(Maria Vilani Gomes, Educadora)
                          

 A ultima edição da Revista Trip tem como tema a educação, do editorial da revista peguei essas duas citações de duas mulheres de formações tão distintas, mas que trazem um mesmo sentimento, de que a educação da maneira como esta sendo feita, esta fadada ao fracasso. A educadora citada é mãe do rapper Criolo ( ótima sugestão para quem curte música boa e inteligente) que por sinal esta nas páginas negras da revista. Eles dizem em suas entrevistas, que a educação visando apenas o mercado de trabalho e ganhar dinheiro não deu certo, o que salta aos olhos, o ENEM esta ai para comprovar. O investimento em educação sempre foi baixíssimo no Brasil, nunca tivemos o ensino como prioridade. Desde a educação básica, ate as pseudo-universidades passamos por um processo de "desaprendizagem". Desaprendemos a pensar, a sermos criativos, desaprendemos a sermos humanos, aprendemos a sermos produtos de um sistema que "embrutece" para não dizer coisa pior. Temos vários exemplos de escolas que realmente cumprem o papel de educar para a vida, mas esses exemplos não suprem a demanda por "saber". O empresário Ricardo Semler tem um projeto educacional nos moldes do que seria desejável. mas será que nossos gestores estão interessados em que nossos alunos aprendam a criticar? Ricardo Semler em suas palestras enfatiza o quanto nosso processo educativo anda defasado : "“Por que temos férias escolares de três meses?” “Há 150 anos as escolas eram rurais e as crianças tinham que ajudar na colheita”.
Com uma cultura educacional arcaica e limitadora, não poderíamos ter resultados piores. Ontem  a Folha de São Paulo, publicou uma matéria a respeito de instituições de ensino que estão recrutando alunos em ONGs, igrejas e centros comunitários, através de seus lideres, que recebem em torno de 100,00 por aluno matriculado. O mercado das universidades esta super aquecido no momento, governantes inescrupulosos se vangloriam pelo acesso da classe C ao ensino superior, onde quem mais se da bem são os donos das faculdades. O aluno sai de lá sem aprender nada, com um diploma que não lhe dará condições de competir no mercado de trabalho, nem muito menos um pensamento critico, que seria o esperado de uma universidade. Isso quando o aluno não financia os estudos através do FIES e termina a faculdade com uma dívida de 15 anos. Precisamos começar a pensar na educação das nossas crianças a partir de casa, acompanharmos o seu desenvolvimento e participarmos ativamente da sua vida, ou então, estaremos criando apenas, mais produtos para esse sistema que se autodestrói.


3 comentários:

  1. A educação tem sido tratada como algo banal. Me recordo que ao ser questionada, aos 11 anos, sobre o que eu mais gostava na escola, respondi: "A quadra, o pátio e a sala de vídeo." Entretanto, me lembro tb, que aos 12 me perguntaram qual a matéria que eu mais gostava e eu estava na 5ª série, respondi: "Hoje, sem dúvidas, matemática." Essa matéria sempre foi um monstro pra mim, por inúmeras questões, entre elas, a forma errada com que foi apresentada e "explicada". Mas aos 12 um professor muito bom, divertido e dinâmico, me fez entender a matemática. Minhas notas subiram muito e eu resolvia as questões sem medo, como se aquilo fosse uma brincadeira.
    Bem, ao ir pra escola a criança precisa ter prazer, precisa ser atraída pela instituição e pelas salas de aula. Mas como serão atraídas, se o que acontece é tão mecânico? Dever no quadro, leitura de textos sobre a matéria, se fez bagunça, a turma terá muita tarefa para casa( isso funciona como uma atitude punitiva, então, a escola é punitiva e não prazerosa).
    Ajudar a despertar o dom, a criatividade, a tolerância, o respeito, etc, deveria ser a função dos educadores. Assim, penso eu, que as notas de ENEM e tantos outros testes de conhecimento sofrerão mudanças.
    Enquanto a escola for uma obrigatoriedade "quadrada", as crianças não vão sentir o desejo de estar na sala de aula.
    Lu, muito bom esse tema que vc abordou. Parabéns pelo post.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Muito coerente o seu texto amigo, infelizmente o que vemos atualmebnte é uma total "desedeucação", a começar em casa, onde os pais não tem tempo para ensinar nada e delegam esta responsabilidade ás escolas. Os educadores por sua vez são tolhidos por um sistema que quer simplesmente ver o aluno passar de ano, sem conteúdo, sem aprendizado, sem pensar. É uma bola de neve que infelizmente estpá causando uma avalanche de pessoas desinformadas, sem preparo e que de alguma forma estarão tomando decisões futuramente.

    ResponderExcluir
  3. Olá lindo Príncipe Luciano, como sempre seus textos inteligentíssimo.
    Parabéns + uma vez você sempre polemico + com conteúdo, gostaria de interagir bem + com você + meu lema hoje é só amor, já desistir das criticas, deixando isso para os jovens e inteligentes como Você.
    Sabe amigo, estamos cansados de saber porque os políticos não investem na educação, você sabe que não somos nós do Twitter nem das redes sociais que os colocamos lá e sim o pobre do povo que não tem como sair da lama que eles os mantem e fazem questão de continuar mantendo.
    Não contei nem uma novidade pra Vc, concorda?
    Amigo, realmente tem assuntos hoje que só olho no olho, ficaria aqui por horas escrevendo minha opinião baseadas em vivencias reais e garanto à você dificilmente caberia em seu Blog o texto de tão grade que seria.
    BeiJanesss neste coração lindo e em seu cérebro inteligente.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.