quinta-feira, 8 de julho de 2010

As Diferenças Que Nos Unem.

   Ultimamente tenho sentido na pele como é difícil exercer uma boa convivência quando se convive com muitas pessoas. Por mais que você tente ser cordial, se esforce para ser uma pessoa do bem, sempre vai ter alguém que vai achar que tu é um hipócrita, que só faz algo porque tem intenções segundas e até terceiras. 
Bom, mas acho que me conheço um pouquinho pra saber onde quero chegar e o que quero conquistar, pode ser que  eu esteja totalmente errado e amanhã mude completamente de ideia, porém se não for assim não serei eu.
    Conheço e falo com pessoas de todas as idades, sexo, raça e religião, não concordo com tudo que eles dizem nem aceito tudo que ouço como verdade absoluta, a não ser que tenha comprovação científica e confesso que ainda assim fico na dúvida. Sou assim, e uma pessoa que admiro muito sempre me diz: "Ninguém precisa ser igual a vida toda, deve-se mudar de vez em quando": mas vamos confessar, é tão bom ser quem somos.  
     Hoje estava comentando com uma amiga, sobre o quanto gosto de um debate, mas sejamos sinceros, debater sobre o que a gente entende um pouco com alguém que quer debater só pelo prazer do debate e perda de tempo.         
     Muitas pessoas confundem "respeito" com "questionamento," mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, eu posso muito bem respeitar suas opiniões e até seu modo de agir e questionar o "por que" de você pensar e agir assim. 
    Gosto muito de uma frase de Paul Valéry que diz assim  '"Os homens se diferenciam pelo que mostram, e se parecem pelo que escondem".  Porque na verdade quando estamos a sós somos muito parecidos, desde o astro do futebol ao simples gari, todos temos medos, inseguranças paixões. Mas quando estamos expostos temos que mostrar nosso valor, mostrar que somos os melhores, os campeões de tudo, que temos razão naquilo que falamos e acreditamos e que tudo que vai contra isso não é válido. 
     Com o advento das redes socias nos deparamos com uma luta pela fama, pela glória, mesmo que seja ali naqueles 140  caracteres do Twitter que pode ser comparada a corrida do ouro em Serra Pelada, que fique bem claro que não sou contra isso, pois também sou twiteiro e também busco meus seguidores, mas as vezes me pergunto, onde isso vai dar?
      No final das contas o que nos une são as diferenças, ja imaginou todo mundo pensando igualzinho, tendo os mesmos objetivos, querendo as mesmas coisas? Por isso defendo o  direito de qualquer um discordar das minhas ideias e da  minha postura, mas você tem o dever de respeitar meus pontos de vista, e eu respeitar os seus....

6 comentários:

  1. Querido Luciano,Boa noite!

    Em primeiro lugar obrigada por me chamar aqui no seu espaço tão bonito e cheio de palavras francas e necessárias para o comportamento humano.

    Creio eu depois da leitura,muito excelente por sinal que só uma frase resume toda essa questão:

    Não podemos agradar gregos e troianos e debater algo é difrente de faltar com o respeito.

    Externar opimiões é bom no meu ponto de vista e todos tem o direito de dizer o que pensam mesmo que não concordemos não acha.

    Temos que sempre ter uma macro-visão das coisas e aprender lidar com as duas faces da moeda.

    Amei viu querido.

    Um beijo e me chame sempre!

    ResponderExcluir
  2. Já dizia o poeta Renato Russo...
    "E todo mundo diz que ele completa ela
    E mesmo com tudo diferente,
    veio mesmo, de repente
    Uma vontade de se ver
    E os dois se encontravam todo dia
    E a vontade crescia, como tinha de ser..."

    E Vale p/ todos os tipos de relacionamentos né amigo... Então VIVA AS DIFERENÇAS!!! E MAIS UM VIVA AO RESPEITO E À GENTILEZA!!!

    Adorei o texto.

    Abreijos no seu core!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E Viva as diferenças... As diferenças entre as pessoas é o que dá o gostinho bom nos relacionamentos... é claro que muitas vezes causam desavenças também... Mas quando cada um respeita os direitos e as opiniões dos outros, as diferenças só acrescentam, pois servem para trazer sabedoria, culturas diferentes e sabores novos à nossa vida!!
    O problema é quando alguns confundem ser diferente com se achar melhor que os outros...
    Mas eu realmente adoro conviver com pessoas e culturas diferentes, acho que nos faz crescer e nos torna melhores...
    Adoro seus textos Lu...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Hoje vc me salvou! Fui salva por suas palavras. Por estas palavras. E vou explicar porquê: Acordei e logo cedo me deparei com um lindo feriado, sexta-feira ensolarada, em São Paulo. Abri o twitter e encontrei uma menção dizendo pra eu verificar um comentário que havia sido deixado no meu blog. O comentário era de uma estupidez tão grande que não consegui publicar. E aí eu fiquei o dia todo questionando as razões que fazem uma pessoa dispensar um tempo precioso pra agredir sua maneira de expor um pensamento no seu blog. Porque o que tinha ali não era uma crítica, era uma agressão. Agora estou pronta pro descanso e antes de sair eu me deparo com seu link e abro e encontro o conforto que eu estava precisando pra deitar e dormir tranquila. Me fazendo acreditar que pode ter sido um equívoco. Essa pessoa tem me criticado há alguns dias no twitter, (a mim, não minhas idéias) a troco de nada. Pois eu jamais troquei uma única palavra com ela. Te agradeço do fundo do coração... pelo alívio que suas palavras me trouxeram. Um abraço amigo...
    Sandra ABO Calasans

    ResponderExcluir
  6. E o inferno são os outros, disse Sartre.
    Há muita gente por aí que não sabe discutir no sentido de ampliar conhecimento, trocar, formar novos conhecimentos a partir da discussão (a própria palavra ganhou sentido negativo, de briga). Na diferença é que crescemos, você tem toda razão.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.