quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ser Feliz (RE)



Hoje resolvi mais uma vez falar sobre felicidade, afinal, desde o cara que vai se casar até o que vai literalmente se enforcar todos querem ser felizes. O filósofo Santo Agostinho diz que essa busca e legítima, porém inglória, só a encontraremos em Deus, pois para ele esse desejo vem de uma saudade inerente ao ser humano, que veio De Deus onde era completo, por isso não consegue se realizar plenamente em vida. Pode ser que o Santo Filósofo esteja certo, não vou entrar nessa questão, prefiro me ater ao que vivo e vejo nas pessoas que conheço. Alguns acham que a felicidade esta no namorado (a), universidade, carro, apartamento, emprego ou casamento. Estamos esperando sempre o evento seguinte, e acabamos por não viver o presente, que e o que realmente importa. Se o passado foi feliz, ótimo, Machado De Assis diz que a melhor coisa e relembrar, pois só se pode ser feliz realmente quando se recorda, nunca somos realmente felizes no momento em que as coisas acontecem. O futuro pressupõe algo que ainda esta por vir, então ninguém pode assegurar se este será feliz ou infeliz. O que nos resta e viver o momento que se chama presente, claro que não devemos por isso sermos irresponsáveis. Esperar que a sua felicidade viesse do outro e uma forma de egoísmo, dizer que a culpa da sua infelicidade e do outro e egocentrismo. Vivemos um momento único, onde cada um e responsável por seu destino, e muitas pessoas não gostam disso, preferem culpar os pais, o governo, Deus ou o parceiro (a). E uma forma de se livrar da culpa por não ser o estar da maneira que se desejou. Quando esse tipo de pensamento começa a rondar minha cabeça facho o possível para expulsa-lo, afinal, você não pode evitar que os pássaros sobrevoem sobre a sua cabeça, mas deixar que eles façam seus ninhos sobre ela esta a seu critério. Depender da aprovação alheia também e uma maneira de ser infeliz a conta gotas, na maioria das vezes as pessoas não aprovam nossas atitudes ou as aprovam apenas para se mostrarem gentis. O verdadeiro amigo não e aquele que concorda com tudo que você diz ou faz, muitas vezes na tentativa de fazer algo certo erramos na maioria delas, se você estiver cercado por bajuladores, na certa tenderá ao fracasso. Como o titulo desse Post é uma pergunta ouso responder, acredito que você só pode ser feliz no momento em que você depende quase que exclusivamente de você para isso, alguém pode me chamar de narcisista, pode ser que eu seja, mas prefiro isso, a creditar ou esperar minha felicidade ou infelicidade em fatores externos. Meu conselho seja você mesmo o provedor de sua felicidade...

9 comentários:

  1. Oi, Lu, estamos em sintonia hoje! Eu questionando no meu blog O que faz você feliz? http://migre.me/1e2ss e vc aqui questionando se ser feliz é possível e dando sua opinião de uma forma de ser feliz!
    Amei seu texto, como sempre especial, doce, verdadeiro, com um olhar crítico mais muito humano!!! Amigo!!!
    Estou postando nos comentários do meu blog a sugestão da leitura deste seu texto!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigo Luciano, você tem razão ao dizer que a felicidade só depende de nós mesmos, pois quando dormimos e acordamos com um sorriso nos lábios, é a certeza de mais um dia de felicidade.
    E ser feliz, é exatamente isto, poder dormir e acordar com o amor de Deus e dos irmãos em nossas vidas.
    Obrigada amigo irmão, por sermos amigos.
    Parabéns, seu blog continua lindo.
    BeiJanes eternos em seu coração.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
  3. Lu meu amado, você está coberto de razão, muitas vezes caminhamos por caminhos tortos imaginando que a felicidade está ali e ela aqui do nosso lado.Sim você tem razão, devemos viver o presente porque o futura só a Deus pertence, sejamos feliz agora, porque o agora é o que importa.Lu como sempre verdadeiro, transparente e lúcido.Parabéns meu lindo, espero sempre fazer parte desse grupo de pessoas que de uma forma ou de outra convive com a sua realidade não só virtual a real.Mil beijos.

    ResponderExcluir
  4. (afinal, desde o cara que vai se casar até o que vai literalmente se enforcar todos querem ser felizes). Demais esta frase hein,Lindo este testo,verdade mesmo ,achamos q a felicidade esta sempre no q esta por vir e esquecemos de viver o agora..linda msg,parabens por usar este espaço para alertar as pessoas e por fazer o bem..
    bju

    ResponderExcluir
  5. Eu sofri mtoooooooo na minha infância, passei por situações complicadérrimas, mas nem por isso me tornei uma pessoa amarga, muito pelo contrário, tenho inúmeros motivos para SER totalmente feliz, um deles é estar viva.
    Há uma grande diferença entre SER e ESTAR feliz. É difícil achar alguém que SEJA feliz, mas eu me considero muito feliz,por conta disso, sempre tenho alguma palhaçada nova, minhas piadinhas estão sempre na ponta da língua, tenho minhas risadinhas q não me largam....hehehe. Ou seja, a alegria é meu par constante;
    Não acho que alguém seja capaz de fazer o outro feliz, já q n podemos ser dependentes de um sentimento tão pessoal, tão próprio de cada um.
    Certa vez um Pastor palestrando em um curso de noivos disse: " Você será feliz ou fará seu cônjuge feliz?" Muitos responderam que iriam se esforçar para fazer o outro feliz. Então aquele Pastor externou um pensamento meu, ele disse q enquanto estivermos preocupados em fazer o outro feliz, seremos infelizes e causaremos a infelicidade no outro.
    Esse lindo sentimento é só seu, te pertence para que vc cuide dele e assim, os que te rodeiam vão querer essa tal felicidade.


    Um grd beijo e seja feliz!!!

    ResponderExcluir
  6. Texto perfeito amigo, concordo plenamente.Somo 100% responsáveis por tudo o que nos acontece e esta é a mágica da vida, o grande presente do Criador.Se somos responsáveis, podemos mudar tudo e aprender e crescer sempre com as mudanças.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Luciano querido
    Tem uma máxima que toda hora ouvimos falar e que, de alguma forma, nos diz o que é preciso para ser feliz. Nossa definição de felicidade é "Felizes para sempre", é ai que a porca torce o rabo...Isto não existe! Não nos basta ser feliz, precisamos ser felizes para sempre. A vida, pra usar um dialeto de boticário, é feita de pílulas de felicidade. Não existe uma felicidade sistêmica, ela é tópica e pontual. Qualquer pessoa que almeje esta tal felicidade precisa, antes de mais nada, saber que ela não está no outro nem no amanhã. A felicidade, em doses maiores ou menores, está em pílulas distribuídas no nosso cotidiano. Se não soubermos valorizar isto, aguardando sempre o tal "Felizes para sempre" estaremos fadados a ser... Infelizes para sempre..... Ver esta felicidade em pílulas só depende de nós. Gostei do texto!

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciano!


    Quero lhe parabenizar pela iniciativa do blog, e lhe incentivar a prosseguir. Reflexões como esta precisam ser compartilhadas com o maior número de pessoas possível, e penso que a blogosfera oferece uma plataforma para isso.

    Já estou seguindo seu blog.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu espaço, e se quiser também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.com

    Aparece lá!

    ResponderExcluir
  9. Adorei e partilho da mesma opinião: a felicidade está dentro de nós, na capacidade que temos de apreciar e reconhecer os inúmeros momentos felizes que vivemos!

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.