segunda-feira, 7 de junho de 2010

Quer ser feliz?

Hoje resolvi mais uma vez falar sobre felicidade, afinal, desde o cara que vai casar até o que vai literalmente se enforcar todos querem ser feliz. 
O filósofo Santo Agostinho diz que essa busca é legitima, porém, só a encontraremos em Deus, pois para ele esse desejo vem de uma saudade inerente ao ser humano, que veio de Deus onde era completo, por isso não consegue se realizar plenamente em vida. Pode ser que o Santo Filosofo esteja certo, não vou entrar nessa questão, prefiro me ater ao que vivo e vejo nas pessoas que conheço. Alguns acham que a felicidade está no namorado(a), universidade, carro, apartamento, emprego ou casamento. 
Estamos esperando sempre o evento seguinte, e acabamos por não viver o presente, que é o que realmente importa. Se o passado foi feliz, ótimo, Machado de Assis diz que a melhor coisa é relembrar pois só se pode ser feliz realmente quando se recorda, nunca somos realmente felizes no momento em que as coisas acontecem. 
O futuro pressupõe algo que ainda está por vir, então ninguém pode assegurar se este será feliz ou infeliz. O que nos resta é viver o momento que se chama presente, claro que não devemos por isso sermos irresponsáveis. 
Esperar que a sua felicidade venha do outro e uma forma de egoísmo, dizer que a culpa da sua infelicidade é do outro é egocentrismo. 
Vivemos um momento único, onde cada um é responsável por seu destino, e muitas pessoas não gostam disso, preferem culpar os pais, o governo, Deus ou o parceiro(a). É uma forma de se livrar da culpa por não ser o estar da maneira que se desejou. 
Quando esse tipo de pensamento começa a rondar minha cabeça faço o possível para expulsá-lo, afinal, você não pode evitar que os pássaros sobrevoem sobre a sua cabeça, mas deixar que eles façam seus ninhos sobre ela esta a seu critério. 
Depender da aprovação alheia também e uma maneira de ser infeliz a conta gotas, na maioria das vezes as pessoas não aprovam nossas atitudes ou as aprovam apenas para se mostrarem gentis. 
O verdadeiro amigo não é aquele que concorda com tudo que você diz ou faz, muitas vezes na tentativa de fazer algo certo erramos, se você estiver cercado por bajuladores, na certa tenderá ao fracasso. Como o título desse Post e uma pergunta, ouso responder, acredito que você só pode ser feliz no momento em que depende quase que exclusivamente de si mesmo para isso, alguém pode me chamar de narcisista, pode ser que eu seja, mas prefiro isso, a creditar ou esperar minha felicidade ou infelicidade em fatores externos.
 Meu conselho, seja você mesmo o provedor de sua felicidade....

Luciano Nunes Assunção

6 comentários:

  1. Esperar que a sua felicidade venha do outro e uma forma de egoismo, dizer que a culpa da sua infelicidade e do outro e egocentrismo. Vivemos um momento unico... Falou TUDO Luciano Beijos smakkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. "voce nao pode evitar que os passaros sobrevoem sobre a sua cabeca, mas deixar que eles facam seus ninhos sobre ela esta a seu criterio".....perfeito amigo, é isso mesmo, no momento em que assumimos a responsabilidade por nossas escolha nos tornamos realmente os guias de nossas vidas. Beijos, meu amigo muito sábio.

    ResponderExcluir
  3. Adorei....
    Parabéns!!!
    Beijos
    Evelin Carraro

    ResponderExcluir
  4. Ser grato pelo que é e o que tem, felicidade é isso.
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Feliz argumento, brother. Auto-conhecimento, saber usar a balança,esquecer o próprio umbigo e abrir os olhos diante do mundo que nos cerca é ótima fonte de felicidade.
    Abraço,
    Blog: http://bit.ly/7h7t0

    ResponderExcluir
  6. Buscar a felicidade faz parte do ser humano... e estar sempre querendo mais é algo importante na busca pela realização e pelo não comodismo!!!
    Ser feliz parece difícil, mas o problema é que na maioria das vezes não vemos a felicidade que está escondida nas pequenas coisas...

    "Ah felicidade...
    Te quero felicidade...
    Me quero feliz..
    Te quero feliz...
    Feliz em mim...
    Feliz assim...
    Feliz enfim..."

    Beijoooooooo Lu

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.