quinta-feira, 12 de julho de 2012

Citações podem dar-nos "insights" de quem somos


1- "Sabemos o que somos, mas não o que podemos ser", Ophella em Hamlet
Shakespeare oferece-nos uma frase inspiradora. O que podemos ser? Poderíamos ser qualquer coisa. Sabemos a nossa identidade no atual momento, mas poderíamos tornarmo-nos em qualquer coisa que quiséssemos. A ideia de que não existem limites para nosso potencial é algo formidável.

2- "Eu não falhei. Eu simplesmente encontrei 10.000 coisas que não funcionam", Thomas Edison (1847-1931)
Esta máxima presenteia-nos com uma perspetiva quando os nossos esforços parecem não dar resultados. A chave para o sucesso é fazer com que a tua persistência seja maior do que o teu desânimo após não teres alcançado o que querias. Considerar falhas como esforços que não funcionaram pode ajudar-te a seguires em frente até que encontres a solução correta.

3- "O cérebro é mais vasto do que o céu", Emily Dickinson (1830-1886)
Tendo escrito isto bem antes da ciência descobrir que o nosso sistema nervoso tem potencial para realizar trilhões de conexões sinápticas, Dickinson fala do poder da imaginação. Nas nossas mentes, podemos viajar a qualquer lugar do universo. Cada um dos nossos cérebros pode explorar qualquer coisa e expandi-la ao máximo.

4- "Ótimos espíritos normalmente enfrentam oposição violenta de mentes medíocres", Albert Einstein (1879-1955)
A linda frase do génio faz-nos lembrar que devemos ser fiéis às nossas convicções, mesmo quando encontramos resistência.

5- "Só podemos desfrutar da felicidade intensa por meio de contrastes", Sigmund Freud (1856-1939)
É a primeira vez que aparece uma citação de um psicólogo na lista. A frase faz-nos refletir sobre a nossa necessidade de novidades. Segundo Freud, o que nos mantém vivos é a mudança.

6- "Não estou inclinado a fazer sucesso, mas a viver para a luz que tenho dentro de mim", Abraham Lincoln (1809-1865)
Esta frase aborda o nosso potencial interno, a nossa única habilidade para nos transformarmos no que queremos ser, a nossa “luz interna”.

7- "Não te tornes um mero contador de factos passados, tenta penetrar-te no mistério das tuas origens", Ivan Pavlov (1849-1936)
O psicólogo vencedor do Prémio Nobel era certamente alguém que penetrava nos mistérios do comportamento e esta citação transmite a essência do método científico. Não importa se és ou não um cientista, tenta sempre olhar as coisas além da superfície.

8- "A maior descoberta da minha geração é que os seres-humanos podem alterar as suas vidas modificando as suas atitudes mentais", William James (1842-1910)
A genialidade desta citação é que podemos mudar as nossas vidas alterando a forma como interpretamos os eventos à nossa volta.

9- "Não há nada bom ou mau, mas, sim, o que pensamos", Shakespeare (Hamlet)
Esta frase introduz todo um estudo psicológico cognitivo. Em poucas palavras, se mudares os teus pensamentos sobre uma situação má, podes neutralizá-la.

10- "Ideias verdes incolores dormem furiosamente", Noam Chomsky (1928- )
Deves estar a perguntar-te se esta frase está correta. Na verdade, o que Chomsky quis dizer foi que uma frase sintaticamente certa pode estar completamente sem sentido. Com isso, aprende que, ao falar, podes estar a produzir ideias erradas que podem ser nocivas a ti mesmo. Portanto, cuidado com o que falas.

11- "A educação sobrevive quando o que foi aprendido foi esquecido", B.F. Skinner (1904-1990)
A máxima acima sobre a educação serve apenas para reforçar a importância desta mesma. Ou seja, é importante que quem aprendeu nunca pare de aprender. É necessário ter sede de conhecimento e levar inspiração para o resto da vida para estar sempre a instruir-se.

12- "Em cada criança e em cada estágio, há um novo milagre de desdobramento vigoroso", Erik Erikson (1902-1994)
Embora a observação de Erikson pareça complicada, ela tem um significado simples. Na época em que ele escreveu isto, acreditava-se que apenas no estádio de criança estávamos no máximo da nossa etapa de aprendizagem. Eirkson quer dizer que nunca é tarde para aprender e que devemos estar sempre a adquirir novos conhecimentos.

13- "Muito estudo não ensina a compreensão", Heraclitus (544-483 a.C)
Sabemos que não é o teu QI que fará que com sejas bem-sucedido na vida. Há muitas outras formas de inteligência que a escola não ensina e, infelizmente, muitos ignoram isso. E Heraclitus já tinha chegado a essa conclusão antes de Cristo.

14- "Precisamos de aprender a viver juntos como irmãos ou perecer juntos como tolos", Martin Luther King Jr. (1929-1968)
“Pereceremos como tolos” se não evitarmos as armadilhas da auto-destruição causadas pelas divisões artificiais que criamos entre nós, como raça, género, idade, e outras categorias.

15- "O desaparecimento de um sentido de responsabilidade é a consequência mais extensa da submissão à autoridade", Stanley Milgram (1933-1984)
Milgram era um grande inimigo do conformismo e defendia que devemos honrar e aderir os nossos princípios. E nunca nos submetermos a autoridades arbitrárias. Luta pelo que acreditas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.